sábado, 27 de fevereiro de 2010


Frei José de Santa Júlia Botelho exerceu, por longos anos, mais precisamente de 1881 a 1895, a alta função de Abade do Mosteiro de Olinda, em Pernambuco.
Por ocasião da chegada a Olinda dos "Monges de Maredsous", encarregados, por Leão XIII, de "restaurar" a Ordem beneditina no Brasil, Frei José de Santa Júlia Botelho renunciou ao citado posto, indo fixar residência no Mosteiro da Paraíba.
Também junto a esse cenóbio, assumiria Frei José o cargo de abade, administrando-o até 19 de julho de 1903, quando, "depois de longa enfermidade e confortado com os últimos sacramentos" , entregou sua grande alma ao Criador.







DOM PEDRO ROESER, OSB
* 1870 + 1955
Abade de Olinda, de 1907 a 1933
Fundou, em 1912, a Escola Agrícola e Veterinária do Mosteiro de São Bento de Olinda
LEIA-SE MAIS:
"O abade D. Pedro Roeser propôs, em 3 de julho de 1912, na reunião (capítulo) dos religiosos doMosteiro de São Bento, em Olinda (Pernambuco), a fundação de uma escola agrícola, sendo oprojeto unanimemente aprovado. Na mesma oportunidade foi decidido que os lentes para a referida escola seriam os próprios monges, e como não havia condições de mandar alguns delespara a Europa para se formarem, em função de a comunidade beneditina ser muito pequena,seriam convidados dois professores europeus para instruir os futuros monges professores. O abade D. Pedro Roeser consultou revistas científicas da Alemanha e da Áustria, buscando identificar um médico veterinário e um agrônomo para a escola. Apareceram oito candidatos,dentre os quais foram escolhidos o professor de medicina veterinária Hermann Rehaag,posteriormente professor de zootecnia da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Viçosa,Minas Gerais), e o professor de ciências naturais e de agricultura Johan Ludwig Nikolaus. HermannRehaag nasceu em Pressitten (Prússia), em 4 de março de 1884, estudou na Universidade deGiessen, diplomou-se na Universidade de Berlim (1911), e era inspetor do matadouro de Braetz,quando se transferiu para Olinda. Johan Ludwig Nikolaus nasceu a 25 de setembro de 1886, emCzernowitz (Áustria), formou-se na Escola Superior de Agricultura desta cidade, foi professor dequímica e de experiências agrícolas (1905) desta mesma escola, vice-diretor do Jardim Botânicoda cidade, e trabalhava no Ministério da Agricultura de Bukovina (Rumania) quando veio para Olinda.

(...)
Sem apoio governamental, o abade D.Pedro Roeser resolveu fundar a Escola Agrícola eVeterinária do Mosteiro de São Bento de Olinda nas próprias dependências do Mosteiro de SãoBento. Seriam duas escolas em uma, particulares, mas de ensino gratuito. Em 3 de novembro de1912 houve o lançamento da pedra fundamental da instituição, e ao final de 1913 a obra foiconcluída.Na solenidade de inauguração da Escola Agrícola e Veterinária do Mosteiro de São Bento de Olinda, em 1º de fevereiro de 1914, o abade D.Pedro Roeser, fundador e primeiro diretor dainstituição, ressaltou a importância daquela iniciativa: Eis o que para mim é prova evidente de que em boa hora, acertei nos desejos do glorioso Povo Pernambucano com o fundar desta Instituição. A reflexão iluminad apela graça de Deus e confirmada pelos altos pareceres de meus Superiores deu-me a ver claro que a missão a seguir nesta nossa Abadia Olindense erajustamente aquela mesma de que o nosso Pai S. Bento tantas vezes nos adverteem incisos de sua santa Regra: A Cultura do Solo. O admirável progresso quefizeram as ciências naturais em nossos dias produziu uma completa revolução naAgricultura. Ora o agricultor hoje me dia já não pode mais guiar-se pelos processosde antanho, a criação do gado com a seleção artificial, que o melhora, entrou porestradas completamente novas, o tratamento dos animais domésticos e rurais já sefaz por novos horizontes, que as luzes da ciência vão dia a dia dilatando, entãoque fazer para cumprirmos à letra a Regra Santa da nossa Ordem Caríssima?Abrir a dupla Escola de Veterinária e Agricultura, sujeita a todos os métodosmodernos que a ciência requer”. (Apud , PRIMEIRO, 1916)Nesta ocasião o abade beneditino também destacou os vários apoios recebidos para aquelainiciativa da comunidade beneditina, como o de João Alfredo Corrêa de Oliveira (presidente doBanco do Brasil), de Manoel Paulino Cavalcanti (futuro diretor da Escola Superior de Agricultura eMedicina Veterinária, no Rio de Janeiro), de Fabio da Silveira Barros (presidente do senadoestadual), de Juvencio Mariz (Inspetor Agrícola), de Luiz Correia de Britto (fundador do postozootécnico de Jaboatão), de Antonio Pereira da Silva Lima, de João da Costa Pereira (fornecedorde preparados para o Instituto Bacteriológico), e de João Ignacio Cabral de Vasconcellos.As matrículas para o curso preparatório foram abertas em 5 de fevereiro de 1913, e as atividadesiniciaram-se em 1º de fevereiro de 1914, com a inauguração dos dois cursos, o de agricultura e ode medicina veterinária. O prédio que abrigaria a Escola Agrícola e Veterinária do Mosteiro de SãoBento de Olinda foi inaugurado no dia 14 de fevereiro de 1914, em solenidade que contou com abênção do Arcebispo de Olinda D. Luiz Raymundo da Silva Britto, e com a apresentação de umaorquestra regida pelo maestro Euclydes Fonseca, discípulo de Carlos Gomes." (Cf. Internet).
Dom Pedro Roeser, OSB, faleceu em 1955.
UMA
PESQUISA E TEXTO:
OSMAR LUCENA FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário